Uma enquete realizada pela empresa alemã de pesquisa de mercado GfK apontou que a Adidas é a segunda marca mais associada aos esportes pelos brasileiros. Com 20% dos votos dos 1.000 entrevistados, a marca ficou atrás apenas da americana Nike, que foi citada por 32% das pessoas embora não seja patrocinadora oficial do evento organizado pela FIFA. Olympikus (10%), Banco do Brasil (8%) e Topper (5%) também foram lembradas.
Quando questionados sobre as marcas que mais associam à Copa do Mundo de 2014, 48% dos entrevistados não tinham uma resposta pronta. Para a GfK, esse resultado mostra que há muitas oportunidades para empresas que desejam relacionar sua marca a um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Audiência
Dos entrevistados, 50% declararam acompanhar os jogos de futebol pela TV. A emissora que tem maior audiência é a Rede Globo, seguida pela Band e pelo canal pago SporTv, mas 86% dos entrevistados afirmaram que não se importariam em assistir às partidas em outro canal se a sua primeira opção não estivesse disponível.
O estudo consultou, em maio deste ano, adultos maiores de 18 anos de nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).