Alemães cultivam relacionamentos internacionais


Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Opinião YouGov a pedido da empresa americana de transferências de valores, Western Union, mostrou que cerca de 60% da população maior de 16 anos da Alemanha mantém contato intensivo com familiares e amigos que vivem no exterior.



Segundo a pesquisa, o cultivo de relacionamentos internacionais é praticado por todas as faixas etárias, praticamente na mesma proporção. Além disso, ambos os sexos são igualmente ativos na comunicação pessoal com cidadãos de outros países, ou seja, 60% dos homens entrevistados e 58% das mulheres possuem amizades ou parentes fora do país.



O nível educacional, por sua vez, é apontado como fator de grande influência sobre a existência e frequência do intercâmbio pessoal, como mostrou o estudo. Enquanto cerca de um terço dos entrevistados com uma educação mais elevada chega a ter até quatro amigos no exterior, das pessoas com no máximo o ensino médio completo, somente 25% cultivam relacionamentos internacionais. Para os pesquisadores, intercâmbios escolar e universitário são as principais razões para o desenvolvimento de tais relacionamentos.



“O grande número de relações internacionais não nos surpreende. Só no ano passado, registramos em nossas 470 mil filiais mundiais uma média de 1,7 milhões de transações por dia. Isso significa 19 transações por segundo”, declarou o vice-presidente regional para Europa Central da Western Union, Declan Daly.



Amizades mundiais



Em função das comemorações dos seus 160 anos, a Western Union lançou uma campanha para encontrar a pessoa mais conectada internacionalmente, utilizando para isso, o aplicativo do Facebook 'My World'. Os dados coletados por meio deste aplicativo mostraram com que intensidade usuários de diferentes países fazem amizades entre si.



Ainda, o My World revelou em quais países residem a maior parte dos amigos virtuais dos alemães no Facebook. Em primeiro lugar ficou os Estados Unidos, seguido do Reino Unido e Índia. Já o Brasil ocupou a oitava posição, juntamente com os Países Baixos.



A pesquisa representativa foi realizada com cerca de 1 mil pessoas de toda a Alemanha, entre os dias 20 e 22 de julho de 2011.

SXC
SXC