Alemães estão entre os que mais trabalham na UE


A duração da vida profissional na Alemanha está entre as mais longas da União Europeia, revelou uma pesquisa divulgada pela Agência Federal de Estatísticas (Destatis). Em média, os cidadãos do país trabalham 36,8 anos, cerca de dois anos a mais do que a média de tempo trabalho nos países da União Europeia (UE), que é de 34,5 anos.



No entanto, os alemães não são os campeões nesse quesito. Na comparação entre países do bloco, a Alemanha ainda fica atrás do Chipre (36,9), Grã-Bretanha (37,9), Dinamarca (39,5), Países Baixos (39) e Suécia (40,1). Já a Itália, tem a segunda menor média de anos trabalhados (29,6), ficando atrás somente dos húngaros (29,3).



Ainda, os alemães trabalham atualmente 2,5 anos a mais do que há dez anos e encerram sua vida profissional cada vez mais tarde. Hoje em dia, a idade média dos que se aposentam no país é de 62,2 anos, enquanto em 2001 era de 60 anos. Segundo a pesquisa, o crescimento da expectativa de vida no país e a maior participação feminina no mercado de trabalho são os dois principais fatores responsáveis pelo o aumento dessa média.



Os dados divulgados pelo Destatis baseiam-se na pesquisa anual Duration of Working Life Indicator (DWL) da Eurostat, a agência de pesquisas da UE.

SXC
SXC