Alemães poderão dirigir mais cedo em 2011

Em teste há cinco anos em todos os estados da Alemanha, o projeto “Direção assistida aos 17” (Begleitetes Fahren mit 17) provou sua eficácia. A proposta é que jovens de 17 anos obtenham a habilitação de motorista e dirijam acompanhados de um adulto até completar a maioridade. Desde que os testes foram iniciados, o governo alemão registrou 22% menos acidentes envolvendo automóveis.


A partir de 1º de janeiro, o projeto passa a ser lei. Jovens que ainda não tenham completado a maioridade podem tirar a carteira de motorista e dirigir carros leves e caminhões de até 3,5 toneladas, desde que estejam acompanhados por um responsável. Este deve ser habilitado há mais de cinco anos, não pode ter mais que três pontos na carteira por multa e deve ter mais de 30 anos de idade. O acompanhante terá a função de ser um modelo para o novo motorista, dando dicas e conselhos para uma direção mais segura.


Desde 2005, aproximadamente 380 mil jovens entraram com o pedido de direção assistida. Em 2008, os motoristas nessa condição já correspondiam a 25% do total dos habilitados na Alemanha. O maior número de pedidos foi registrado no estado da Baviera.

REGIERUNGonline / Picture-alliance / ZB
REGIERUNGonline / Picture-alliance / ZB