Alemães preferem ganhar CD´s do Papai Noel

Este ano, como em 2011, a preferência dos alemães que pretendem presentear amigos e parentes com itens relacionados à música concentra-se nos CD´s.  A informação, divulgada pela  Confederação Alemã da Indústria Musical – BVMI (Bundesverband Musikindustrie), está baseado em um levantamento realizado  pela Agência de Pesquisas Sociais e de Mídia  – TNS Emnid, com mais de mil pessoas no país.  Segundo os dados apurados, entre os alemães que pretendem dar algum presente relacionado à música, 69% o farão por meio de um CD.   O resultado revela a força dessa mídia, responsável, ainda hoje, por quase 67% do faturamento da indústria musical germânica.  Em segundo lugar estão os ingressos para concertos (58% das preferências), seguidos pelos  DVD´s de música (34%) e pelas edições especiais de CD´s e DVD´s (26%).

Presentes em formato digital, apesar de sua crescente importância no mercado, têm ainda um papel secundário. Tanto é que um vale-presente para download só é importante para 11% dos entrevistados, enquanto as assinaturas de streaming (transmissão de mídia em tempo real via internet) são a opção para menos de 2%.

“Apesar do interesse causado pelas novas ofertas de streaming assim como o crescimento dos downloads, as opções de presentes musicais nas suas versões mais tradicionais não saíram de moda”,  declarou o presidente da BVMI, Dr. Florian Drücke. Para reforçar essa posição, ele informa que, para surpresa de muitos, nada menos que 7% dos entrevistados pretende dar de presente um disco de vinil, uma das formas mais tradicionais de se ouvir música.

CCommons/flickr/Strandell
CCommons/flickr/Strandell