Alemães querem conciliar família e trabalho

Conseguir conciliar trabalho e tempo para a família é prioridade para os pais na Alemanha, segundo os resultados do Monitor da Vida Familiar de 2010, estudo encomendado pelo Ministério Federal de Assuntos da Família do país.


Cerca de 78% dos pesquisados afirmaram que esse deve ser o principal foco da política familiar do futuro. Para a Ministra Federal da Família, Kristina Schroeder, a questão do tempo é decisiva para garantir esse equilíbrio.


“O tempo é a moeda-chave de uma política social moderna. (…) Precisamos de mais horas de trabalho flexíveis e de uma cultura corporativa que valorize a qualidade do trabalho realizado e não somente a presença do colaborador”, afirmou.


Pra solucionar o problema, Schroeder anunciou a criação do programa “Horário de Trabalho Flexível”, que entrará em vigor a partir de outubro. A meta é a criação de mais empregos de meio período para mães e pais, já que 60% dos entrevistados manifestaram vontade de reduzir suas horas de trabalho para passar mais tempo com filhos e parentes.


O programa prevê que o trabalhador possa reduzir sua carga horária em 50% por até dois anos, recebendo 75% do seu salário.

Dreamstime/ Marzanna Syncerz
Dreamstime/ Marzanna Syncerz