Alemanha aposta na educação para inclusão


Cerca de 120 representantes dos governos central e regionais da Alemanha, além de porta-vozes dos setores econômico, cultural e da sociedade civil, participaram da 5ª Cúpula da Integração.



No encontro, que ocorreu na última terça-feira (31) em Berlim, a chanceler Angela Merkel assinou o Plano de Ação sobre Integração, que enfatiza a inclusão de 16 milhões de estrangeiros que vivem no país.



As medidas incluem principalmente a aprendizagem do idioma local e oportunidades de inserção no mercado de trabalho e nos serviços públicos, aliadas à prevenção da violência contra minorias étnicas.



Em discurso, a comissária alemã para Integração, Maria Böhmer, realçou que a educação é a chave para a integração e o estudo da língua alemã deve começar ainda no jardim de infância.  



Para reforçar a prática do idioma, o Executivo destinará € 400 milhões nos próximos quatro anos para quatro mil creches do país.



Böhmer também declarou que a Alemanha necessita de mais imigrantes qualificados para trabalhar como professores, policiais e bombeiros, e promover uma abertura intercultural. "Os empregados de famílias imigrantes são importantes construtores de pontes por seus conhecimentos linguísticos e suas próprias experiências culturais", opinou.



Durante a Cúpula, Angela Merkel reiterou que “em um país onde um em cada cinco habitantes tem ascendência estrangeira, a diversidade cultural deve ser mais refletida dentro do governo, na mídia e no jornalismo, para reforçar uma melhor incorporação desses valores”.

Creative Commons / CARAT
Creative Commons / CARAT