Alemanha aprova teste genético em embriões humanos

Parlamentares alemães aprovaram nesta quinta-feira (07) uma controversa lei que permite e regula o uso de testes genéticos para detectar possíveis doenças em embriões humanos fertilizados para implantação.


A autorização restringida do diagnóstico genético (Präimplantationsdiagnostik – PID, no alemão) foi aprovada pela maioria no parlamento alemão, 326 votos contra os 260. A chanceler alemã, Angela Merkel, ficou entre os que optaram por uma proibição estrita do teste.


De acordo com a proposta aprovada, o teste poderá ser aplicado somente em casos de casais com predisposição a doenças genéticas, risco de morte ou malformação fetal. A lei também obriga os pais que solicitam esse teste a passar primeiramente por um intenso aconselhamento e define que um comitê de ética deverá analisar e aprovar cada solicitação. Além disso, somente instituições com uma licença específica poderão realizar os testes.


Debate ético


A decisão do parlamento tem gerado grande debate ético no país. Os apoiadores do diagnóstico do genoma humano argumentam que pais devem ter o direito de optar por uma interrupção da gravidez, quando confirmado que a criança será portadora de alguma doença grave.


Os críticos da lei, por sua vez, temem a propagação da prática com um intuito de criar designerbabys e a discriminação de pessoas com deficiência física.


Principalmente líderes religiosos criticaram a decisão política. O Presidente do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha, Nicholas Schneider, acredita que a liberação “foi longe demais.”

SXC
SXC