Alemanha celebra o dia de São Nicolau

Na Alemanha a celebração natalina é muito forte também nas semanas que antecedem a noite de Natal. Além dos tradicionais Weihnachtsmärkte, feiras de rua que tomam conta das cidades nessa época, e dos Adventskalender, há outras tradições que diferem do Brasil. Uma delas é o Nikolaustag ou Dia de São Nicolau, comemorado em 6 de dezembro.


A data é inspirada em um bispo que viveu no século III, na região conhecida hoje como Turquia. Ele ganhou fama por ajudar os pobres e realizar milagres, como a ressurreição de crianças, e acabou sendo santificado pela Igreja Católica. Com o tempo, as histórias de São Nicolau se disseminaram por outros países e ele acabou se tornando o Papai Noel dos alemães.


Segundo a tradição, ele deixa doces e guloseimas nas botas das crianças que se comportaram bem durante o ano. Algumas famílias chegam a contratar “Nikolaus” para este dia, que também é muito festejado nas escolas.


Além dele, outra personagem também é importante nas festas de fim de ano na Alemanha: a Christkind. Este anjo, geralmente uma mulher, é quem traz os presentes na noite de Natal.

Richard Huber/Wikimedia
Richard Huber/Wikimedia