Alemanha comemora 20 anos de reunificação

A Alemanha celebra, durante todo este final de semana, os 20 anos de sua reunificação, que encerrou quase três décadas de divisão entre os lados ocidental e oriental (comunista).


A cidade de Bremen é, pela segunda vez, a anfitriã das festividades, a partir desta sexta-feira (1), com a apresentação dos artistas Adoro e Karat, no show “Danke Bremen”.


Pessoas que contribuíram com a reunificação e vivenciaram esse momento histórico também participarão, dando depoimentos ao público durante o evento. As comemorações continuarão no sábado (2) com a Buergerfest, que contará com a presença de palestrantes e shows.


No domingo (3) pela manhã, a festa começará com pronunciamentos de representantes do Governo como, a Chanceler Angela Merkel e o Presidente Christian Wulff. Durante o dia, o evento contará com apresentações musicais e uma programação cultural.


Queda do Muro


 A reunificação da Alemanha é celebrada, desde 1990, no dia 3 de outubro – dia em que o território do país foi oficialmente unificado. O muro de Berlim, durante toda a Guerra Fria, separou o país em dois: de um lado a República Democrática Alemã (RDA – Alemanha Oriental) vivia sob a égide do comunismo, enquanto, de outro, a República Federal da Alemanha (RFA – Alemanha Ocidental) representava o bloco capitalista.


O país permaneceu assim até 1989, quando os habitantes de ambos os lados começaram a derrubar o muro, dando início à reunificação alemã. Simbolicamente, um capítulo na História terminava e uma nova ordem mundial multipolar surgia.

SXC
SXC