Alemanha comemora 22 anos de reunificação


“Com a sua coragem, a população oprimida no Leste do país conseguiu soltar os grilhões e conquistar a liberdade, a democracia e também, em seguida, a unificação da nossa pátria. Hoje, passados 22 anos, vemos com gratidão que este país se encontrou a si mesmo, consciente daquilo que foi logrado ao longo das últimas décadas”. Estas são as palavras de abertura da mensagem de saudação do presidente federal da Alemanha, Joachim Gauck, divulgada por ocasião do Dia da Unidade Alemã, comemorado nesta quarta-feira (3), e que marca a reunificação da Alemanha após a queda do Muro de Berlim.

O discurso, porém, não se detém às fronteiras nacionais, mencionando também a crise econômica pela qual passa o continente europeu. “Tencionamos preservar e continuar a desenvolver a Europa, justamente na crise atual, em que a muitos parece atraente retirar-se para trás das fronteiras nacionais. E tomamos, sempre de novo, consciência de que, mesmo sendo um país grande dentro da Europa, somos demasiado pequenos para reagir de forma adequada às transformações políticas e ascensões econômicas no mundo. Nós, alemães, precisamos da Europa. Nós, alemães, queremos a Europa”, reforçou Gauck.

Também chama atenção, com referência à data, o mais novo relatório do governo da Alemanha sobre a situação da unidade do país. O estudo revela que a fusão entre leste e oeste já percorreu um longo caminho. Apesar da crise financeira, a ajuda destinada aos estados da antiga Alemanha Oriental garantiu crescimento econômico estável e taxa de desemprego em queda, registrando em 2012 o menor nível desde a Reunificação em 1990.

No entanto, os dados mostram que ainda há muito a ser feito principalmente nas áreas de saúde e educação. Uma preocupação fundamental do governo federal alemão diz respeito à criação de condições de vida iguais em toda a Alemanha. Deste modo, para lidar com as diferenças restantes em desempenho econômico e do mercado de trabalho, as prioridades da Alemanha, de acordo com o governo, estarão focadas na promoção do investimento comercial voltado à ampliação da base industrial; no desenvolvimento das forças de inovação ainda abaixo da média, na economia local; no apoio à rede econômica; e no fortalecimento da orientação exportadora.



Homenagem brasileira



Nesta quarta-feira, o Brasil fará uma homenagem à Alemanha, iluminando o Cristo Redentor com as cores da bandeira germânica – preto, vermelho e dourado.



Segundo o cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Harald Klein, a iniciativa marcará uma premiere: “pela primeira vez em sua história, o Cristo Redentor será iluminado com as cores nacionais de outro país”, destaca.



A ação, que terá início a partir das 17h30, no horário local, também chamará a atenção para o Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014. De maio de 2013 a maio de 2014, sob o lema “Quando ideias se encontram”, Alemanha e Brasil ampliarão e aprofundarão suas relações bilaterais e darão maior visibilidade à cooperação e novas parcerias. Economia, cultura, tecnologia, inovação, educação, ciência e esporte serão alguns dos temas abordados na programação que incluirá uma série de projetos, eventos, exposições e shows.



Com informações do Centro Alemão de Informação Brasília – AlemanJA

CCommons/flickr/Ana Paula Hirama
CCommons/flickr/Ana Paula Hirama