Uma enquete encomendada pela emissora britânica BBC mostrou que a popularidade da Alemanha no exterior aumentou três pontos entre 2010 e 2011. Com 62% de aprovação, o país lidera, pela quarta vez consecutiva, o ranking formado por 27 países.
A imagem do país germânico é mais positiva entre os italianos (89%), seguidos pelos franceses (84%), sulcoreanos (82%), britânicos (77%) e americanos (76%).
Canadá, Japão e a União Europeia como um todo dividem a terceira posição no ranking dos países mais populares do mundo, com uma média de 57% de aprovação entre os entrevistados.
As piores avaliações foram conferidas ao Paquistão (17%), Coreia do Norte e Irã – os dois últimos com apenas 16 pontos percentuais.
Brasil
A popularidade do Brasil foi a que mais cresceu no último ano. Com um acréscimo de 9 pontos percentuais, o País obteve aprovação de 49% dos entrevistados. As avaliações negativas somaram apenas 20%.
A imagem do Brasil é positiva principalmente entre os próprios brasileiros (84%) e portugueses (76%).
“A credibilidade crescente dos países emergentes, especialmente Brasil e África do Sul, é o destaque desse ano. O salto nas opiniões positivas sobre o Brasil segue o sucesso da transição democrática do presidente Lula da Silva para Dilma Rousseff, a primeira presidente mulher do País”, comenta Doug Miller, diretor da empresa que conduziu a pesquisa, GlobeScan.