Alemanha é popular entre estudantes estrangeiros


Um número recorde de estudantes está matriculado em universidades na Alemanha, de acordo com um relatório lançado no início deste mês. Mesmo após a graduação, um em cada dois alunos estrangeiros permanece no país – claramente muito mais do que o previsto. Esses dados foram divulgados no relatório “Science World Open 2014”, promovido pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Centro Alemão de Educação Superior e Pesquisa Científica (DZHW).


“A Alemanha nunca foi tão popular entre os estudantes de outros países. As universidades do país se tornaram points internacionais”, afirma Johanna Wanka, ministra da Educação. “Passar um tempo fora para atividades de pesquisa ou estudo e trabalhar junto com outros alunos estrangeiros e professores, tornou-se uma experiência relevante para os dias de hoje. Atualmente, a ciência exige o intercâmbio internacional e universidades abertas, com professores que mantém uma atmosfera aconchegante tanto para a equipe administrativa quanto para o corpo discente são pré-requisitos.”


A Alemanha, depois dos Estados Unidos e Reino Unido, é o país mais popular entre os alunos de diferentes nacionalidades. O total de estudantes de outros países no primeiro semestre de 2013/14 foi cerca de 300 mil, o que significa que um em cada dez alunos em universidades alemãs é de fora do país.


Segundo o relatório, também há um grande fluxo de pessoas em programas de mestrado. A quantidade de estrangeiros em universidades afiliadas/parceiras é cerca de 10% – em torno de 35.300 estudantes de Ciência e Artes de outras cidadanias frequentavam a universidade na Alemanha em 2012.


Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) em Nova Deli

SXC
SXC