Alemanha lança iniciativa contra a fome no mundo

A fome é uma tragédia que já assola 1 bilhão de homens, mulheres e crianças no mundo. Mau uso da terra, técnicas ultrapassadas e pouco produtivas, mudanças climáticas e a previsão de que a população mundial chegue à marca de 7 bilhões de pessoas são apenas alguns dos fatores que indicam a tendência de que o problema pode aumentar.


Com o objetivo de agir e encontrar soluções para a fome no mundo, o Governo Federal da Alemanha lançou a iniciativa “Alimentação Mundial – GlobE”. O projeto, parte do Plano de Ação Nacional de Pesquisa e Estratégia BioÖkonomie 2030, programa que tem em suas bases a visão de bioeconomia sustentável, visa alcançar a segurança alimentar com ajuda a ciência e da tecnologia.


“A segurança alimentar sustentável da população mundial é uma tarefa central para o futuro e uma responsabilidade global”, afirmou a Ministra alemã da Educação e Pesquisa, Annette Schavan. “Com o GlobE, a Alemanha assume sua responsabilidade internacional convocando e unindo cientistas em um trabalho de pesquisa colaborativa“, completou.


Os pesquisadores envolvidos na iniciativa trabalharão em cooperação com diversos países da África, analisando solos pobres, conhecendo plantas regionais e desenvolvendo tecnologias e técnicas agrícolas capazes de atender à demanda. O continente é um dos que mais sofre com a fome.


De acordo com recente relatório da Organização das Nações Unidas, mais de 10 milhões de pessoas enfrentam o problema no Chifre da África (em países como Etiópia, Somália e Quênia), que passa pela pior seca dos últimos 60 anos.

SXC
SXC