Alemanha tem cada vez mais pais solteiros

Pais e mães solteiros levam uma vida difícil na Alemanha. A maioria mora na periferia, recebe dinheiro do Estado, trabalha em tempo integral e cria seus filhos sem a ajuda de outra pessoa. Esse perfil faz parte do Microcenso 2009, um estudo sobre família e orçamento doméstico na Alemanha, divulgado nesta quinta-feira (29), pela Agência Federal de Estatísticas – Destatis.


A pesquisa revela que o número de pais que criam os filhos sozinhos vem crescendo no país. Eles já representam quase 20% das famílias, segundo os dados de 2009. Em 1996, eram cerca de14%. O número de famílias formadas por casais, por sua vez, caiu de 9,4 milhões para 8,2 milhões nesse período.


A separação ou o divórcio são os principais motivos que levam homens e mulheres a se tornarem pais solteiros – apenas uma pequena parte (4% no oeste do país e 7% na parte leste) dos casos se deve à morte do parceiro.


As mulheres continuam sendo maioria (90%) entre os que criam os filhos sozinhos, diz o estudo. E, embora 60% delas estejam empregadas, o trabalho em tempo integral é mais comum do que entre as mães de famílias cujos pais estão presentes.

SXC
SXC