Alemanha tem sua primeira clínica médica online


Uma nova prática de atendimento médico chegou à Alemanha e já cria polêmica entre profissionais da saúde. Trata-se de uma clínica médica virtual, que além de possibilitar consultas à distância, oferece serviços como diagnose e tratamento de doenças, e até a prescrição de medicamentos, via internet.



No entanto, o consultório online atende unicamente pessoas maiores de idade e oferece consultas somente nas áreas de saúde do homem e da mulher, que abrange problemas como a impotência masculina, métodos anticoncepcionais e cistite, como também de medicina sexual, interna e geral. Além disso, ela oferece atendimento específico a viajantes, como a orientação, diagnóstico e prevenção de doenças e riscos relacionados a viagens.



O diagnóstico é feito por meio de um detalhado catálogo de perguntas e as respostas ficam armazenadas no prontuário que é criado para cada paciente registrado. Após a consulta, o médico informa se há necessidade de procurar outro especialista, faz sugestão ou prescreve ele mesmo o tratamento, cobrando nesse caso entre € 9 e € 29. A prescrição de receita médica também é feita online e o paciente decide se deseja recebê-la em casa ou se compra o medicamento diretamente na farmácia virtual parceira da clínica.



A modalidade se tornou alvo de várias críticas de profissionais da área da saúde no país. "Realizar diagnoses online e depois prescrever medicamentos é uma prática muito perigosa", opina a especialista do Centro Médico para Qualidade na Medicina, Corinna Schäfer. Já na visão do médico e farmacêutico Wolfgand Becker-Brüser, a prática é "estremamente problemática" e a clínica não tem como prioridade tratar doenças, mas sim a "distribuição de produtos de lifestyle".



O primeiro consultório médico online no país, o DrEd., tem sua central na capital inglesa, Londres, e foi inspirado no modelo pioneiro inglês, do Dr. Thom  -Online Doctors. A versão alemã da clínica foi lançada por David Meinertz e Amit Khutti, e conta com a colaboração dos doutores Jasper Mordhorst e Sebastian Winckler.

Screenshot
Screenshot