Alunos do Humboldt Formação Profissional Dual participam de projeto literário

Colygio_Humboldt_II_rgb (1)Os alunos do Humboldt Formação Profissional Dual, maior instituto de ensino profissionalizante no sistema dual existente fora da Alemanha, acabam de finalizar a produção literária Mundos espelhados – Diálogos Brasil-Alemanha, coletânea de crônicas sobre as empresas e a cultura alemã.

O instituto, que já formou mais de 1600 alunos, desde 1982, em seus cursos técnicos, fica em Interlagos, no Colégio Humboldt, escola bilíngue e multicultural que comemora seu centenário este ano. O curso profissionalizante é famoso por unir a parte teórica com o estágio em grandes empresas. Os estudantes do sistema Dual têm 15 semanas de aulas teóricas no ano, divididas em blocos de cinco semanas, sendo que, entre esses blocos de aula há um período de prática nas empresas parceiras.

Neste projeto literário, os estagiários tiveram a chance de fazer um registro poético e ao mesmo tempo técnico sobre alguém que tenha uma relevância social ou empreendedora nas empresas em que eles estagiaram. “Um dos objetivos da iniciativa foi valorizar a cultura alemã e registrá-la de alguma forma. Esta obra é um marco da história, dos perfis dos empresários ou das empresas onde estes alunos estão inseridos”, conta a professora Daniella Barbosa Buttler.

Considerando a empresa como uma extensão de sua formação, enquanto faz o estágio, o estudante teve a possibilidade de fazer um registro poético dentro da corporação, que gerou um produto textual positivo para sua formação pessoal e profissional. “Neste processo, era importante que eles produzissem um texto lírico e poético, mas com informações objetivas. Um texto misto, fruto de encontros com o entrevistado, pesquisas sobre sua história e uma verdadeira aproximação com a cultura alemã”, explica a professora. A obra será apresentada na comemoração dos 100 anos do Colégio Humboldt, que acontece neste semestre. 

É importante ressaltar que, dos alunos que se formam no Humboldt Formação Profissional Dual, 70% são absorvidos pelo mercado de trabalho e cerca de 60% são contratados pelas empresas nas quais fizeram a formação prática durante o curso. Por causa da boa empregabilidade, é cada vez maior a quantidade de estudantes e companhias interessados nesse tipo de ensino profissionalizante.

A língua alemã é um dos pré-requisitos obrigatórios para os candidatos, que devem ter concluído o Ensino Médio. Além disso, eles também têm aulas em português, inglês e espanhol. Os diplomas são válidos no Brasil e na Comunidade Europeia, e para os formandos há também a possibilidade de continuar os estudos na Alemanha.

Para obter mais informações sobre o Colégio Humboldt acesse www.humboldt.com.br.

Foto: Divulgação Colégio Humboldt