“Ampelmännchen” do Leste são mais eficientes

Os “Ampelmännchen” (“homenzinhos do semáforo”), de chapéu, nariz grande e baixa estatura, como foram criados na extinta RDA (República Democrática Alemã), são símbolos da chamada “Ostalgie” (nostalgia da RDA) que ainda constituem uma clara diferença entre o Leste e o Oeste na Alemanha. Em função disso, psicólogos e neurocientistas da Jacobs University de Bremen fizeram um estudo sobre eles.

Segundo a análise científica, os “Ampelmännchen” do Leste são visualmente mais marcantes que os seus similares do Oeste. Os braços estendidos para os lados e o passo dinâmico sinalizam de uma forma claramente mais forte os momentos de “parar” e de “andar”. Os cientistas veem nisso uma chance de reduzir o risco de acidentes de trânsito.

“Os resultados da nossa pesquisa mostram que os ‘Ampelmännchen’ do Leste têm realmente uma vantagem sobre os ‘Ampelmännchen’ do Oeste, em relação à percepção da sinalização”, afirma a pós-doutoranda Claudia Peschke, da equipe de pesquisadores. “Nosso estudo poderá, futuramente, fornecer informações valiosas também para outras situações”, acrescenta. Os resultados seriam apropriados, por exemplo, na melhoria de pictogramas de saídas de emergência e de placas de advertência.

CC / Flickr / mmerchtley
CC / Flickr / mmerchtley