Aparelhos domésticos na mira da sustentabilidade


Apenas 20 minutos, 6 litros de água e um pouco de detergente. Essa é a receita para limpar e deixar brilhante a louça utilizada por 13 pessoas em uma refeição. A mágica, sonho de toda dona de casa, é realizada pelas novas máquinas de lavar louça apresentadas pela  Associação Alemã de Comércio e Serviços do Setor de Cozinhas (AMK). “As vantagens desses novos aparelhos fazem a atividade manual de lavar louça ficar incrivelmente obsoleta”, declarou Frank Hüther, presidente da AMK. Segundo ele, é impossível uma pessoa lavar 151 peças – entre talheres, pratos, copos e panelas – em tão pouco tempo e usando tão pouca água. As novidades dos equipamentos, no entanto, não param aí. Eles também são muito econômicos do ponto de vista energético. Dependendo do programa selecionado, um ciclo de lavagem não requer mais do que 0,67 kwH!



Ao lado dos aspectos de sustentabilidade, as mais avançadas tecnologias foram incorporadas aos novos projetos das lava-louças.  Destacam-se o sistema de alimentação e uso da água, a tecnologia inteligente dos sensores, os motores resistentes e silenciosos e o programa de limpeza. Este inclui filtros que eliminam 99,0% dos germes e bactérias, garantindo,  assim, higiene máxima. Diversos programas – normal, especial e compacto – estão à disposição do usuário. Sistemas de cestos ergonômicos que abrigam os utensílios a serem lavados utilizam milimetricamente o espaço interior disponível.  O projeto também inclui gavetas flexíveis para talheres, capazes de acomodar inclusive colheres, facas e garfos maiores utilizados para cozinhar. A tecnologia empregada também dispensa a necessidade de “passar n’água”, as peças antes de acomodá-las na máquina. Segundo Frank Hüther, a pressão dos jatos de água sobre os utensílios a serem lavados elimina a necessidade dessa operação.



Finalmente, para alguns consumidores mais fortemente  ligados à questão do custo de energia, programas colocam a máquina em funcionamento somente   nos períodos em que o preço da energia for mais barato!