Artistas são os profissionais mais felizes


Seja escultor, pintor ou ator, artistas em geral são mais felizes com seu trabalho do que outros profissionais, revelou uma pesquisa representativa realizada na Alemanha pelo Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas de Berlim (DIW-Berlin, sigla em alemão).



"Os artistas tiram muito mais proveito do trabalho do que do dinheiro que ganham com ele", explicou Lasse Steiner, pesquisador e um dos autores do estudo. "Isso acontece, principalmente, porque eles consideram seu trabalho uma atividade mais autônoma e versátil", completou. A pesquisa mostrou que um em cada três artistas é seu próprio chefe, enquanto em outras profissões isso só se aplica a cerca de 10% dos trabalhadores. 



A análise em questão contradiz tradicionais teorias que apontam o trabalho especialmente como uma forma de ganhar muito dinheiro em curto tempo. No caso de artistas, essa suposição não se aplica, visto que, na Alemanha, eles ganham muito menos do que outros grupos profissionais. Mas, ao mesmo tempo, um alto rendimento é para eles menos importante do que para outras classes trabalhadoras, concluiu o estudo.



Outra particularidade desses profissionais é a relação entre carga horária de trabalho e satisfação. "Ao contrário de outros profissionais, quanto mais horas os artistas trabalham na semana, mais felizes estão", revelou Steiner.



A pesquisa se baseia em dados coletados através do Painel Sócio-Econômico (SOEP) e foi publicada em 430 páginas.

SXC
SXC