As diferentes tradições de Natal

Para brasileiros e alemães o Natal é uma data cheia de significados, porém, devido às tradições e também ao clima dos dois países, essa noite é comemorada de forma diferente.


No Brasil, a ceia do dia 24 tem um papel essencial nas festividades. Comer peru ou tender e receber os presentes do Papai Noel parece ser, para os brasileiros, a verdadeira forma de celebrar o nascimento do menino Jesus. Na Alemanha,no entanto, a verdadeira comemoração é no almoço do dia 25, com uma mesa onde não faltam pratos com pato ou ganso. Lá, o feriado dura dois dias, 25 e 26, enquanto por aqui só o dia 25 é oficialmente livre.


Nas grandes cidades algumas famílias contratam um Papai Noel para entregar os presentes para as crianças. Nesse momento, muito aguardado, ele conversa com as crianças, indagando sobre o seu comportamento durante o ano, os estudos, a atenção com os pais e avós. Tudo em um clima para tornar a data inesquecível.


Nas pequenas cidades, principalmente nas montanhas do sul do país, o Natal é celebrado de forma mais tradicional. Na noite do dia 24, as crianças devem ir todas para os seus quartos e quando um sino toca, vão ao encontro do pinheiro de Natal, todo iluminado e enfeitado com os presentes colocados aos seus pés. Uma grande diferença entre a cultura no Brasil e na Alemanha é que lá muitos pais dizem para as crianças que foi o menino Jesus quem trouxe seus presentes e não o Papai Noel.


Outra grande diferença é a árvore de Natal. No Brasil já estão sendo adotados modelos de plástico enquanto na Alemanha o pinheiro verdadeiro tem um significado especial – única arvore na floresta a se manter verde mesmo no inverno, o que simboliza força e energia.


 O alemão residente no Brasil há 9 anos, Thomas Tünneman, constatou que a decoração das árvores e casas no Natal da Alemanha é mais artesanal do que no Brasil. Ele considera que isso acontece porque aqui a influência dos EUA é muito forte, tornando todo o processo industrial.


 De modo geral, o clima, as comidas e principalmente as feiras que acontecem na Alemanha, durante a época de Natal, são as maiores diferenças da data dos dois países nesse período especial. Porém, tanto aqui como lá existem costumes regionais que alteram os detalhes e as tradições natalinas de cidade para cidade.

Divulgação/München
Divulgação/München