Os designers da divisão de Revestimentos da alemã BASF divulgaram a nova coleção de tendências de cores automotivas para 2014/2015, intitulada “Under the Radar” (“Sob o Radar”, em tradução livre). De acordo com os profissionais, o desenvolvimento de efeitos especiais estabelece novos tons e dá abertura a uma variedade de outras cores incomuns. A empresa acredita que essa nova tendência tornará as cores ainda mais complexas e individuais no futuro, individualizando o veículo e atendendo ao gosto do consumidor.
Segundo a empresa, há um movimento social de maior consciência em relação a qualidade e valores. Para o ramo das cores automotivas, isso significa que o importante não é chamar atenção, mas o efeito de admiração gerado por um segundo olhar.
A nova coleção, por exemplo, contém um novo efeito de cobertura desenvolvido, o XSpark, que integra em sua fórmula partículas de vidro muito finas que refletem a claridade, criando um brilho distinto que aparece apenas com a luz. “O XSpark abre as portas para novas oportunidades de tradução de novos valores e a nova consciência de qualidade no ramo das cores automotivas”, afirma Florina Trost, designer de cor da BASF.
Graças a um efeito especial, as cores clássicas como o azul ou o prateado desenvolvem um comportamento de cor completamente único. Assim, eles reforçam visualmente a geometria do carro e vitalizam as suas amplas superfícies com um brilho.
Mark Gutjahr, chefe de Design da BASF europeia: “Há anos, as diferenças são basicamente apenas solidez, efeito perolado e metálico. Agora, estamos começando a ver algum movimento nessa área. A interação entre cor e efeitos especiais está tornando as cores automotivas mais complexas e multifacetadas”.