A Bayer Brasil patrocinou a remodelação do Laboratório de Química do Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Piso, arquibancadas e paredes foram reformados para proporcionar mais conforto aos dois mil visitantes diários. A grande novidade fica por conta do novo sistema de iluminação, que faz com que cada experiência ali demonstrada ganhe ares de um verdadeiro show científico, já que, para cada uma, há um jogo de luz específico.
Este investimento contribui para a popularização da ciência entre crianças e jovens. “O objetivo da Bayer é contribuir para formação destes jovens estudantes para que possam desenvolver no futuro soluções criativas para necessidades globais, como crescimento da população, alta expectativa de vida e escassez de recursos”, comenta Theo van der Loo, presidente do Grupo Bayer no Brasil.
Aprender Química é a tônica do Catavento. Para demonstrar o fenômeno da reação exotérmica, por exemplo, é usada uma varinha mágica, ou seja, uma varinha de vidro, com algodão na ponta que, ao ser encostado no reagente, pega fogo. A experiência é explicada passo a passo pelo monitor do laboratório e valorizada pelo jogo de luzes. Outros experimentos, como o que explica a formação de água a partir de uma explosão de hidrogênio ou o que explica a Reação Relógio de Iodo, entre muitos outros, fazem parte do roteiro.