Boehringer apoia campanha sobre doença cardíaca

As companhias farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Sanofi-aventis, juntamente com a Federação Mundial do Coração, se uniram para apoiar a campanha AF AWARE (AF Consciente), com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre os riscos da fibrilação atrial (FA) e suas possíveis consequências, como o acidente vascular cerebral (AVC).


De acordo com o vice-presidente sênior de medicina da Boehringer, Klaus Dugi, apesar de ser uma doença grave, muitas pessoas vivem com a fibrilação atrial sem sintomas aparentes. Nesses casos, ela não recebe o diagnóstico e tratamento adequados, resultando em complicações futuras que poderiam ser prevenidas. “Até três milhões de pessoas em todo o mundo sofrem complicações relacionadas à fibrilação arterial a cada ano e metade dos pacientes morrem no prazo de 12 meses”, destaca.


Segundo a Federação Mundial do Coração, a cada 10 mil pacientes com FA, 29% passaram por uma internação hospitalar causada por problemas cardiovasculares no último ano. A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca que prejudica o bombeamento eficiente do sangue para o resto do corpo. Os sintomas mais comuns incluem palpitações, falta de ar, tontura e sensação de peso no peito.


Pessoas com idade avançada, obesidade, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca têm mais risco de desenvolver a doença. A Federação Mundial do Coração irá liderar as iniciativas da campanha internacionalmente.


As ações serão financiadas pela Boehringer Ingelheim e pela Sanofi-aventis.

SXC
SXC