Bombas da II Guerra ainda são risco na Alemanha

Bombas lançadas na II Guerra Mundial (de 1939 a 1945) ainda são regularmente encontradas na Alemanha. Segundo estimativas citadas pela Allianz, até 20% dos artefatos jogados no país durante o conflito falharam em explodir. Portanto, alerta a seguradora, há um risco considerável de se encontrar bombas não detonadas em virtualmente qualquer lugar, mesmo passadas sete décadas do fim da Grande Guerra.

A maioria dos materiais bélicos é encontrada durante trabalhos de construção ou quando compradores interessados em uma propriedade fazem uma análise aérea do terreno. Geralmente, os especialistas conseguem desarmar e remover os artefatos não explodidos. No entanto, no caso de bombas com detonadores combinados com ácido, uma explosão controlada pode ser inevitável. Esse mecanismo de detonação foi construído de tal forma que a bomba não explodisse durante horas ou até dias após ser jogada, e os especialistas hoje têm dificuldade em saber se tal mecanismo ainda está intacto.

A Allianz lembra que o problema das bombas não detonadas da II Guerra não é exclusivo da Alemanha. Em 2012, um artefato foi descoberto no terreno do aeroporto de Amsterdã, na Holanda, causando a paralisação do tráfego aéreo por horas e, consequentemente, a interrupção dos negócios por um longo período e pesados prejuízos. Igualmente no ano passado, outra bomba foi encontrada no aeroporto de Sendai, no Japão – um indicador de quão fortemente o país foi bombardeado durante a II Guerra é que 38 toneladas de artefatos não detonados foram descobertos e desarmados somente em 2011.

Também no Reino Unido, bombas da Grande Guerra têm sido continuamente achadas, e especialistas acreditam que cerca de 10% dos artefatos lançados no conflito ainda jazem não explodidos no solo de Londres e de outras grandes cidades. Em junho de 2008, os trabalhos de construção do Parque Olímpico da capital inglesa tiveram que ser interrompidos após a descoberta de uma bomba de 100 quilos. Há, além disso, milhares de minas marítimas na costa sudeste da Inglaterra, colocadas na área na época da Guerra como defesa a uma temida invasão alemã.

CCommons/flickr/eschipul
CCommons/flickr/eschipul