Brasil e Alemanha fecham cooperação agrícola

A Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (ABRANGE) e a alemã Confederação de Alimentos Não-Transgênicos (VLOG, sigla no alemão) anunciaram na última sexta-feira (08) a parceria na produção e fornecimento de soja convencional.


De acordo com a nota divulgada pela associação alemã, a indústria local se preocupa com a oferta da soja livre de transgênicos, já que há uma crescente demanda por produtos convencionais no país. “Nossos parceiros estão interessados no fornecimento contínuo de soja não transgênica pelos próximos anos”, afirmou Jochen Starke, Presidente da VLOG.


Ao mesmo tempo, os produtores brasileiros estão indo ao encontro das necessidades do mercado alemão e europeu. “Nós apostamos na qualidade transparente. Nesse sentido oferecemos um rastreamento contínuo da soja, aumentando assim a confiança na garantia que podemos dar”, afirmou o Secretário Geral da ABRANGE, Ricardo Tatesuzi de Souza. Além disso, alguns agricultores do Mato Grosso já se preparam para aumentar a sua produção certificada do produto ainda este ano.


Na Alemanha são aproveitados cerca de 5 milhões de toneladas de farelo de soja como ração animal todos os anos. Já no Brasil, são produzidos cerca de 8 milhões de toneladas de grãos de soja geneticamente não modificada, dos quais 6 milhões são transformados em ração.


O Brasil é já é o principal fornecedor de soja convencional para a Alemanha. Mundialmente 70% do grão de soja são geneticamente modificados.

Divulgação/BASF
Divulgação/BASF