Brasileiros têm índice de satisfação de 1º mundo

Paralelamente à lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgada ontem (2) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), foi elaborada uma pesquisa que mostra o índice de satisfação dos cidadãos com a qualidade de vida em seus respectivos países.

Em escala de 1 a 10, a população brasileira deu nota 6,8 para seu dia a dia, com um índice de satisfação semelhante ao de nações mais ricas, consideradas de 1º mundo. Os alemães, por exemplo, acreditam que seu cotidiano merece 6,7, os belgas e islandeses, 6,9, e os noruegueses, país com maior IDH no mundo, deram a nota 7,6.

Ainda, os brasileiros demonstram mais satisfação que os habitantes dos outros países que compõem o Brics. Os russos, que têm o maior índice de desenvolvimento do grupo, alcançaram a nota 5,4.

Na América do Sul, o País também foi o melhor colocado no ranking de satisfação, enquanto que os chilenos (6,6), argentinos (6,4) e uruguaios (6,1), todos com IDH superior ao do Brasil, apontaram mais problemas em seu dia a dia.

Se tratando de aquecimento global, os brasileiros se mostraram mais preocupados com o tema do que os moradores dos 10 países com melhor IDH do mundo. São 94,9% preocupados com a questão no País, contra 43,7% na Noruega.

No entanto, para a falta de engajamento ambiental, a justificativa é que a população nacional considera outros temas mais prioritários, como saúde, educação e segurança.

IDH

De acordo com o documento divulgado na última quarta-feira (2), entre 2010 e 2011, o IDH do Brasil passou de 0,715 para 0,718, o que fez o País avançar uma posição e alcançar o 84º lugar no ranking elaborado pelo Pnud.

A alta do IDH foi impulsionada, sobretudo, pela melhora na expectativa de vida da população, que respondeu por 40% da alta. As outras duas dimensões que compõem o índice, educação e renda, também mostraram avanços, sendo responsável cada uma por 30% da evolução brasileira.

Para o Pnud, o IDH brasileiro se encontra acima da média mundial, que é de 0,682, colocando o País no grupo de nações com desenvolvimento humano elevado.

 

Ministério do Turismo
Ministério do Turismo