Autoridades sanitárias da Alemanha anunciaram nesta sexta-feira (10) que a bactéria E.coli teria sido disseminada a partir de brotos de feijão. Os estudos realizados indicam que o foco da bactéria responsável pela morte de 29 pessoas no país teve origem em uma fazenda orgânica na localidade de Bienenbüttel, na região da Baixa Saxônia.
O presidente do instituto de avaliação de risco Robert-Koch (RKI), Reinhard Burger, disse em coletiva de imprensa na Alemanha que a origem do foco provavelmente já foi erradicada e que a contaminação se deu em um período específico. No entanto, ele admitiu que ainda há necessidade de maiores esclarecimentos.
O local apontado como o responsável pela produção do broto infectado já foi fechado e os alimentos produzidos em outras fazendas nos arredores de Bienenbüttel estão sendo avaliados.
O novo comunicado suspende o alerta contra o consumo de tomates, pepinos e folhas, e recomenda que sejam adotadas medidas de higiene normais no manuseio de verduras e alimentos crus.
Além das vítimas fatais, outras 3 mil pessoas foram infectadas pela E.coli em diversos países europeus e uma morte também foi registrada na Suíça.