Cientistas descobrem causa de nanismo raro

Uma equipe internacional de cientistas identificou um defeito genético como causa de uma forma particularmente rara de nanismo. Conhecida como “Síndrome da Cabeça de Pássaro” ou Síndrome de Seckel, a doença atinge apenas 25 pessoas em todo o mundo, de acordo com a estimativa dos especialistas. A maior parte dos afetados apresenta deficiências múltiplas e dependem da ajuda de terceiros durante toda a vida.

Segundo explicação dos pesquisadores, o defeito genético resulta em um distúrbio no mecanismo de reparo do DNA, durante o processo de divisão celular, danificando o material genético e consequentemente, causando a anormalidade.

"Apesar da recente descoberta, não há, no entanto, chances de cura para as pessoas afetadas, pois não é possível corrigir o defeito genético", explicou o diretor do Departamento de Medicina da Mulher e da Criança da Universidade de Leipzig, Prof. Dr. Kiess Wieland. Para os especialistas, o tratamento dos pacientes é, em geral, bastante difícil, já que existem terapias para aliviar os sintomas, mas nenhuma esperança de cura.

Pessoas com a Síndrome de Seckel, descoberta em 1967 por Helmut Paul George Seckel e G. Rita Harper, têm geralmente menos de um metro de altura e a cabeça muito pequena (microcefalia), o que impede o crescimento do cérebro e restringe também o desenvolvimento mental (retardo mental). Outras anormalidades físicas, como o desalinhamento dos quadris (displasia coxofemoral humana) ou anormalidade dos testículos (criptorquismo) também são características da síndrome.

Dreamstime
Dreamstime