A Interbrands, consultoria internacional de marcas, divulgou nesta semana o relatório “Best Retail Brands 2012”. Nele são apresentadas as marcas mais valiosas de diferentes países, entre eles, da Alemanha, mas também as tendências e o desenvolvimento do mercado varejista.
De acordo com o relatório, o comércio varejista alemão é caracterizado por uma alta concentração, sendo que 40% da receita total do setor provêm dos cinco maiores grupos do país: Aldi, Metro, EDEKA, REWE e o Grupo Schwarz
Com isso, o mercado está cada vez mais saturado, a concorrência mais acirrada e os varejistas começam a buscar novas maneiras de conquistar os clientes. Outra mudança observada pelos pesquisadores é que os preços baratos já não são o maior atrativo para o consumidor.
Atualmente, o mais importante para o cliente é vivenciar experiências de compras únicas e inspiradoras, que ao mesmo tempo os satisfazem e destacam o comerciante, diferenciando-o de seus concorrentes. "A ordem do dia são: melhor serviço, mais informações e, acima de tudo, mais diálogo e interação com o consumidor", diz Nadine Hohlfeld, consultora da Interbrand de Colônia, resumindo o resultado da pesquisa.
"O cliente quer ser seduzido por um mundo de marcas e serviços atraentes, que inspiram e oferecem benefícios. 'Let me entertain you' se transforma em uma promessa geral, que cada comerciante, individualmente, precisar preencher com conteúdo", completa.
Ainda, segundo Hohlfeld, o uso estratégico de novas tecnologias e dos meios de comunicação tem papel fundamental nas tentativas de varejistas em se diferenciar da concorrência. "Quem consegue abordar seus clientes através de mídias sociais corretamente e incorporá-los no processo de desenvolvimento de produtos, ganha uma grande vantagem competitiva", explica.
Em virtude dessas mudanças, a marca vem se tornando cada vez mais um importante condutor da demanda do cliente e, por isso, varejistas de quase todas as indústrias estariam também investindo em sua própria marca e aumentando a gama de produtos oferecido sob ela.
Marcas
Segundo o ranking “Best Retail Brands 2012”, a marca alemã de maior valor, avaliada em US$ 3,15 bilhões, é a Aldi – popular rede de mercados. Apesar de ter sofrido uma desvalorização de 11% em relação ao ano anterior, ela ainda é a campeã no ranking geral.
Na segunda colocação ficou a EDEKA, com um valor de US$ 1,43 bilhão, seguida por Lidl, outra rede de mercados, avaliada em US$ 1,41 bilhão. Esta última também se destacou como a marca que mais cresceu no último ano (20%).