Compras online mudam hábitos dos consumidores


Os consumidores estão recorrendo cada vez mais ao uso de computadores, smartphones e tablets para realizar compras, de acordo com os resultados da 5ª pesquisa anual da KPMG International sobre consumidores e convergência em tecnologia digital, comunicações e e-commerce.



O levantamento, que contou com 9.600 mil entrevistados entre 16 e 65 anos, revela preferências de pessoas de 31 países em relação a compras online, conteúdo, utilização de dispositivos móveis e pagamentos via celular, além de apontar os rumos futuros para o comércio digital.



 “Os consumidores no mundo todo desejam cada vez mais adotar novas tecnologias e modelos de negócios digitais, resultando em grandes oportunidades e riscos para prestadores de serviços, varejistas, empresas de mídia, bancos e outros players disputando um pedaço da cadeia de valor digital”, afirma  Sean Collins, sócio da KPMG nos Estados Unidos e líder global da área de Comunicação e Mídia.



Enquanto 50% dos entrevistados afirmaram que não se sentiam muito confortáveis com o uso de serviços bancários online em 2008, 66% dos consumidores ouvidos em 2011 disseram estar dispostos a utilizar o mobile banking com confiança.



Ainda, o número de pessoas que preferem usar celulares e smartphones para ler notícias, navegar na internet e fazer compras quintuplicou nos últimos 4 anos. São 51% que preferem assistir filmes e programas variados em seus computadores do que na televisão, contra 24% que elegeram os smartphones.



Preço e qualidade



Apesar de quase a totalidade dos consumidores se declararem felizes em adotar novas tecnologias, 73% deles confessam não querer pagar pelo acesso a conteúdos on-line, 16% a mais do que registrado no ano passado.



Cerca da metade dos consumidores mais propensos a pagar pelo acesso a um site se encontram na região da Ásia-Pacífico, representando quase o dobro em relação às Américas e à Europa.



No Brasil,  76% dos entrevistados disseram que não pagam para ter acesso a conteúdos, demonstrando a preferência dos internautas pela gratuidade.



 O estudo da KPMG também aponta que os fatores preponderantes na escolha ou na mudança de fornecedor são preço (77%) e qualidade do serviço (78%), em oposição à escolha do dispositivo (54%) e conteúdo ou serviços exclusivos (49%).



O futuro do varejo



As compras on-line estão superando consideravelmente as das lojas de varejo para determinados produtos e serviços.



Atualmente, 76% dos compradores das Américas demonstraram-se mais propensos a procurar lojas virtuais de CDs, DVDs, livros e jogos de videogame em vez de lojas físicas. Na Ásia Pacífico esse valor chega a 67% e na Europa é de 55%.



Mais de 70% dos consumidores das Américas e da Ásia-Pacífico tendem a comprar passagens aéreas e pacotes de viagens pela internet, contra 61% dos europeus.

SXC
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