Contratação de estrangeiros divide brasileiros


A contratação de estrangeiros por empresas locais divide a opinião dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN).



Quando perguntados sobre a inserção de estrangeiros no mercado de trabalho nacional, 42% dos 2.002 entrevistados acham que a situação é boa, mas 40% acreditam que não.



“Se por um lado a vinda de profissionais estrangeiros pode auxiliar a qualificação da mão de obra local, por outro, pode acirrar a concorrência pelas vagas de empregos”, diz a diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência, Laure Castelnau.



Neste sentido, o estudo aponta que a população do País necessita aumentar sua capacitação profissional, pois apenas 13% dos brasileiros têm capacidade alta ou moderada de ler ou entender a língua inglesa, enquanto 86% apresentam nenhuma ou pouca capacidade de compreensão. Em termos mundiais, 61% da população consegue entender o inglês em nível médio ou avançado, e 36% têm capacidade baixa ou nula.



O levantamento também foi realizado em outros 57 países, com 52.913 entrevistados. Na média global, 38% dos entrevistados acham ruim a chegada de trabalhadores de outras nacionalidades, enquanto 35% consideram boa e para 23% tanto faz.

 

SXC
SXC