Copa 2014 terá expertise alemã para segurança

Até o dia 20 de julho acontece no Rio de Janeiro o Simpósio de Segurança em Grandes Eventos Esportivos – A Experiência Alemã, que reúne autoridades da área de segurança pública dos dois países, além de representantes de todos os estados e cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo de 2014, do governo federal, de clubes de futebol e da organização local da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

O objetivo é que os alemães relatem suas experiências em segurança na organização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2006, bem como na participação do planejamento da Copa de 2010, na África do Sul, e na organização dos jogos da Eurocopa de 2008. Assim, os representantes brasileiros poderão absorver conhecimentos e se preparar para os desafios que já foram enfrentados por outros países.

O simpósio, que é o segundo promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, já trouxe especialistas do Reino Unido, em abril, para a transferência de conhecimento aos brasileiros. Também já foram feitos treinamentos com os governos da França, da Espanha e dos Estados Unidos. Na próxima semana, os profissionais brasileiros participarão de outra capacitação em segurança pública na capital norte-americana, Washington.

De acordo com o subsecretário extraordinário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Alzir Dias Chavez, em entrevista à Agência Brasil, “a ideia é efetuar um debate prático entre os profissionais de segurança pública das 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo e a Copa das Confederações com os profissionais alemães, uma troca de experiências que efetivamente ajude o processo de planejamento e operações brasileiro”.

Chavez completa que, desde 2007, o Estado do Rio de Janeiro tenta trabalhar o conceito de cidade segura. “A gente entende que trabalhando na infraestrutura de segurança da cidade, tendo um ambiente de segurança, os jogos vão transcorrer num ambiente mais protegido e organizado”, afirma.

O delegado da Polícia Federal Sérgio Henrique da Silva, presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos no Rio Grande do Sul, considera que o maior legado em segurança pública que os grandes eventos vão deixar para o País será a integração entre os organismos policiais.

“Essa é a grande oportunidade que esse desafio apresenta, das polícias, da Defesa Civil e dos diversos órgãos trabalharem de forma conjunta. Como os recursos são limitados, eles precisam ser aplicados de uma forma harmônica, é preciso haver uma sinergia entre os diversos atores que compõem a segurança pública”, comenta Silva.

* Com informações da Agência Brasil

Divulgação
Divulgação