A corrupção não é um problema exclusivo de países em desenvolvimento. Muitos alemães consideram os partidos políticos e seus representantes desonestos e corruptos. Uma enquete conduzida pela Organização Anticorrupção Transparência Internacional – TI (Antikorruptions-Organisation Transparency International) com 1 mil alemães revela que os partidos políticos são vistos como as organizações mais corruptas do país, com 3,7 pontos num ranking de 1 a 5.
O setor privado também não desperta confiança nos alemães. Com 3,3 pontos, o segmento aparece em segundo lugar no ranking, seguido pelo setor público (3,2).
A justiça e a polícia, por outro lado, são bem avaliadas pela população. Com 2,4 e 2,3 pontos, respectivamente, ambas as instituições ainda não enfrentam grandes problemas de corrupção.
Resultados globais
Na edição global da enquete, a corrupção na política recebeu a maior pontuação na Grécia (4,6), seguida pela Nigéria e Romênia, ambas com 4,5. No Brasil, os políticos e o parlamento receberam 4,1 pontos. Ao contrário da Alemanha, a polícia é vista com a segunda instituição mais corrupta no País, com 3,8 pontos.