O momento é promissor para o setor de mídia e entretenimento brasileiro, principalmente no campo digital. É o que aponta a pesquisa Global Entertainment & Media Outlook 2012-2016.
Segundo o levantamento, o Brasil terá um dos maiores crescimentos nos próximos cinco anos, e os gastos – incluindo publicidade e consumidores finais – terão uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,6%, enquanto a projeção global para o setor é de 5,7%, condição capaz de tornar o Brasil o sétimo mercado de mídia e entretenimento do mundo, superando o Canadá e a Itália.
Com base nos dados de 13 segmentos do setor em 48 países, o painel acredita que o investimento global deve passar de US$ 1,6 trilhões em 2011, para US$ 2,1 trilhões em 2016.
Na América Latina, região de maior desenvolvimento do período, a expectativa é que os investimentos cheguem a US$ 134 bilhões, frente os US$ 84 bilhões registrados no ano passado. Hoje, como maior expoente da região, o mercado nacional responde por US$ 389 bilhões gastos em publicidade ou pelos consumidores finais.
Mundo digital
A crescente disseminação de tablets e smartphones impulsionam os investimentos em publicidade e conteúdo em mídia digital. Assim, os gastos publicitários nesse segmento cresceram 17,6% mundialmente em 2011, enquanto as mídias não digitais reuniram apenas 0,6% de aumento.
A expectativa é que a participação dos formatos digitais no total dos gastos em mídia e entretenimento passe de 28% em 2011, para 37,5% em 2016. Nos próximos cinco anos, eles devem aumentar a uma taxa anual composta de 12,1% (2,8% nos não digitais) e, embora representem apenas um terço do total, serão respónsáveis por 67% do incremento nos gastos de entretenimento e mídia.
As empresas de mídia, as agências de publicidade e os anunciantes já estão familiarizados com o mundo digital. No entanto, de acordo com o relatório, o desafio é entender o comportamento do consumidor com relação às diversas mídias. “Os segmentos do setor de mídia e entretenimento estão em diferentes estágios de desenvolvimento digital, mas todos estão comprometidos em atender as constantes mudanças nas demandas dos consumidores”, avalia a sócia da PwC Estela Vieira, líder de Mídia e Entretenimento.
Os gastos com acesso à internet, em âmbito global, crescerão de US$ 317 bilhões em 2011 para US$ 493 bilhões em 2016. Já a despesa global para a gravação de músicas em formatos digitais ultrapassará sua distribuição física em 2015, atingindo 55% das receitas totais em 2016, segundo o estudo. Os gastos mundiais com videogames online e sem fio alcançarão as receitas geradas pela venda de jogos para PC em 2013.
Grandes eventos
A Copa do Mundo no Brasil contribuirá para um aumento de 19,8% nos gastos em publicidade na América Latina em 2014, seguido por uma queda de 3,2% em 2015, revelam as projeções da PwC. Com os Jogos Olímpicos, em 2016, a região terá crescimento de 15,8% em publicidade.