Segundo a tradicional Pesquisa de Natal (Christmas Survey 2011) da Deloitte, apesar da crise, os gastos de final de ano na Europa permanecerão estáveis em 2011. Em média, os europeus pretendem gastar € 587 entre despesas com presentes e ceia de Natal, 0,8% a menos do que em 2010.
No entanto, quando comparados, os gastos nos diferentes países europeus podem variar radicalmente, formando três grupos. Nesse sentido, algumas economias preveem uma ampla redução no orçamento de Natal dos consumidores, pelo segundo ano consecutivo. Neste grupo estão os países mais afetados pela crise do Euro, como a Grécia (-21%), Irlanda (-7,4%) e Portugal (-7,9%). No segundo grupo, que é formado por países onde a tendência é de um leve aumento das despesas, estão Suíça (0,3%), França (1,9%), Espanha (1,9%), entre outros.
Já as compras de Natal na Alemanha (4,3%), Eslováquia (6,6%) e Finlândia (6,8%), países pertencentes à terceira categoria, devem ser relativamente mais caras do que no ano anterior.
Quando se trata de economizar, os europeus afirmam que, assim como em 2010, gastarão menos principalmente com os presentes, que representam grande parte das despesas de final de ano.
Natal na Alemanha
Uma outra análise, realizada pelas empresas de pesquisa de mercado Marketagent.com e Comperis, em conjunto com o Instituto para Pesquisas de Mercado de Stuttgart, apontou também um aumento no orçamento alemão de Natal.
Em média, os alemães deverão gastar € 244 com presentes, concluiu a pesquisa, e os principais beneficiários são os próprios filhos e netos, bem como companheiros.
"Apesar da crise do euro e os receios quanto à economia futura, o valor (a ser gasto com presentes) aumentou em comparação ao último ano", comentou Christian Jung, Diretor de Vendas Marketagent.com.
Além disso, o resultado da análise revelou que, especialmente famílias com crianças, celebrarão a data no próprio lar (78%). Ao mesmo tempo, 63% dos entrevistados planejam uma ceia de Natal tradicional, a qual, no entanto, varia de família para família. Dos 1001 entrevistados, 17% pretende preparar o tradicional peru de Natal e outros 13%, o ganso. Já a maior parte (37%) das famílias deve optar por um prato mais simples e clássico, bem como típico alemão: salada de batata com salsichas.
Outro aspecto pesquisado foi o significado da festa para os alemães. Para 57% dos entrevistados, o Natal representa uma festa do amor. Em contrapartida, 40% acreditam que a celebração se tornou puramente comercial, enquanto 24% consideram-na de grande significado religioso.