Semana da União Europeia no Brasil

CC Pixabay Chickenonline (alta)

Chegou o momento da Semana da Europa 2017, que chega esse ano na sua 13ª edição, estendendo-se pelos meses de maio e junho no Brasil, com vasta e diversificada programação.

São shows de música pop e jazz, concerto clássico, debates acadêmicos, exposições, festas, degustações gastronômicas, competições desportivas e exibições de filmes. Dezenas de atrações em 13 capitais, de norte a sul do País, como Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.

A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia.

Foi uma forma de enterrar tudo que a primeira metade do século XX tinha de mal para a Europa e para o mundo e de criar uma realidade completamente inovadora para o século XXI”, afirma João Cravinho, Embaixador da União Europeia no Brasil.

Evento Fiesp: “Semana da União Europeia no Brasil: Um Olhar Para o Futuro”
Aproveitando a comemoração anual da semana da Europa, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com as Eurocâmaras, promovem no próximo dia 5 de maio a “Semana da União Europeia no Brasil: Um Olhar Para o Futuro”. O objetivo do seminário é relançar a União Europeia como um dos principais parceiros de negócios, investimento e inovação tecnológica do Brasil.

O evento, que acontecerá na sede da Fiesp (Av. Paulista 1313), contará com a participação do presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) Dr. Wolfram Anders no painel “Ciência, Tecnologia e investimento: as novas fronteiras da cooperação birregional”. Ainda neste momento, participarão Humberto Pereira, vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer, e Jose Goldemberg, presidente da FAPESP.

A temática “Negociações Mercosul – União Europeia: Um acordo que pode mudar o jogo” fará parte do primeiro painel do evento, o qual contará com os panelistas Nils Grafstrom, chairman da Eurocâmaras no Brasil; Thomaz Zanotto, diretor titular do DEREX e Paula Aguiar Barbosa, chefe da Divisão de Negociações Comerciais com a Europa e a América do Norte do Itamaraty.

A abertura do evento ficará a cargo de Paulo Skaf, presidente da FIESP e do Embaixador João Gomes Cravinho, Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil.

Serviço:
A Semana da União Europeia no Brasil: Um Olhar Para o Futuro
Data:
 5 de maio de 2017
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Fiesp – Av. Paulista, 1313 – Espaço Nobre – 15o andar – São Paulo/SP

Informações e inscrições aqui!

De olho em toda programação
O evento traz uma programação diversificada. Entre as atrações mais tradicionais da Semana, está o Festival de Cinema Europeu que exibirá 17 filmes de diferentes nacionalidades. O tema central são as “Mulheres em Cena”, prestigiando produções dirigidas por elas ou que abordem questões femininas. O Festival começa dia 11 de maio e as produções serão exibidas em 11 cidades diferentes.

Outro marco da Semana da Europa é o Concerto Clássico. Este ano, jovens talentos europeus, como o violoncelista alemão Friedrich Thiele, o barítono português André Baleiro e a maestrina espanhola Virgínia Martínez, serão os convidados da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro no Concerto em Brasília, dia 16 de maio.

Na pauta esportiva entram a 13ª Corrida da União Europeia e a segunda edição do Grande Prêmio da Holanda, competição de ciclismo de estrada. As provas serão realizadas em Brasília, onde também haverá bazar europeu, com culinária e produtos típicos. E ainda na programação tem festa, em Salvador, sarau em Curitiba e simpósio no Rio de Janeiro.

A Semana da Europa é a ocasião de familiarizar a comunidade brasileira à União Europeia, seus valores e suas culturas. Tão séria quanto festiva, a Semana da Europa em Salvador promete várias surpresas”, declara Olívia Deroint, presidente da EUNIC Salvador, associação que reúne institutos culturais e representações diplomáticas dos países da UE na capital baiana.

 Paras mais informações obre a programação da Semana da Europa, clique aqui!

 Foto: CC/Pixabay/Chickenonline