A sonoridade da música erudita trazida pelo Mozarteum Brasileiro, uma das mais importantes associações do País voltadas à valorização e disseminação da cultura musical, vai ecoar pela Sala São Paulo, na capital paulista. A temporada 2016, patrocinada pela thyssenkrupp, começa em abril e segue até o mês de outubro com apresentações de Angelika Kirchschlager & Cappella Istropolitana, Orquestra Sinfônica de Bamberg, Gidon Kremer & KREMERata Báltica, Jonas Kaufmann & Helmut Deutsch, Nelson Freire, Mischa Maisky & Tel Aviv Soloists e do Coro da Rádio de Berlim & Arte Del Mondo.
Uma novidade: quem for à Sala São Paulo para desfrutar desses espetáculos, também poderá conferir as tecnologias de mobilidade que a thyssenkrupp forneceu a esse que é um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo. Além de ser responsável pela instalação dos oito elevadores que servem ao público, a empresa ainda desenvolveu o projeto e instalou elevadores especiais para os pianos e para o coral de músicos, garantindo mais conforto, flexibilidade e segurança às apresentações. Há ainda elevadores que movimentam os assentos e permitem a ampliação do palco para comportar orquestras maiores. Além disso, também foram instalados elevadores de teto que possibilitam movimentar as placas do forro e, assim, ajustar a acústica de acordo com cada tipo de apresentação.
Clássicos para todos
Presente no Brasil desde 1837, onde emprega atualmente cerca de 12 mil colaboradores, a thyssenkrupp acredita que, além da inovação e do desenvolvimento tecnológico que melhoram a mobilidade urbana, o incentivo a projetos culturais, sociais e esportivos é um meio essencial para empoderar e motivar pessoas, ajudando as cidades a serem os melhores locais para se viver .
E mais: a empresa entende a importância de se investir na herança cultural de um país. Por esse motivo apoia, entre outras iniciativas, o trabalho desenvolvido pelo Mozarteum Brasileiro, que também promove acesso gratuito à cultura clássica para milhares de pessoas, de todas as faixas socioeconômicas e etárias, por meio de um amplo projeto socioeducativo.
Desde o início de suas atividades no Brasil, a entidade já realizou concertos abertos e gratuitos para mais de 230 mil espectadores, além de matinês para mais de 12 mil crianças e masterclasses para quase 2 mil estudantes e 6 mil ouvintes. O projeto do Mozarteum Brasileiro também contempla a concessão de bolsas de estudo em academias internacionais e o apoio ao desenvolvimento de orquestras de jovens músicos.
Com o objetivo de fomentar a inclusão social por meio da música, a thyssenkrupp também apoia os corais Infanto-Juvenil e Adulto de Campo Limpo Paulista (SP). Fundado em 1993, a partir de uma iniciativa da empresa, o projeto conta com mais de 50 participantes, entre integrantes do coral infanto-juvenil, regido pela maestrina Silmara Drezza, e do coral adulto, que está sob a regência do maestro Marco Antônio de Almeida Cunha.
Mais informações sobre o Mozarteum Brasileiro e a temporada de espetáculos deste ano podem ser obtidas no site www.mozarteum.org.br.
Imagem: Divulgação Sala São Paulo