De Maizière recebe os primeiros recrutas voluntários

Como forma de prestigiar os novos membros do exército alemão que se alistaram pela primeira vez na história do país voluntariamente, o ministro da Defesa, Thomas de Maizère, foi recepcioná-los pessoalmente em Berlim nesta segunda-feira (4).


“É com grande alegria que dou as boas vindas aos primeiros recrutas voluntários de 2011 e também da história da Alemanha”, declarou o ministro.


O exército, que já formou mais de 8 milhões de alemães, recebeu esse ano 3.419 novos membros, dos quais apenas 44 são mulheres.


O serviço militar ou a prestação de serviços à comunidade pelo período de doze meses era obrigatório na Alemanha, mas passou a ser opcional em 1º de julho desse ano. Os esforços agora são para continuar atraindo os jovens para esses trabalhos, agora como voluntários.


“O espectro é amplo. Eles vêm de toda a Alemanha. São alunos do ensino médio, pessoas sem formação escolar, ex-recrutas – vemos todo tipo de situação”, explicou De Maizère.


“Meu padrasto, meu primo e meu irmão estão no exército”, diz o novato Kilian Pohl, que se alistou por um período de 11 meses, justificando sua escolha pelo serviço militar.

Bundeswehr / Sebastian Wilke
Bundeswehr / Sebastian Wilke