Dez invenções que vieram da Alemanha


A publicação Young Germany apresentou em uma matéria on-line dez invenções que vieram da Alemanha. De acordo com o levantamento, as mais famosas provavelmente são a Prensa de Gutenberg (1436), O Jardim de Infância (Friedrich Fröbel, 1830), a escala de temperatura Fahrenheit (Daniel Gabriel Fahrenheit, 1724) e a Bratwürst. Mas, além destas, há outras menos conhecidas.


Filtro de Café


A dona de casa Melitta Bentz foi a responsável pela invenção do filtro de café em 1908, hoje usado pelos “viciados em café” em todo o mundo.


Sistema de Numeração Binária


Sistema de numeração de base 2, usado, hoje em dia, por quase todos os computadores modernos. Funciona como uma linguagem de números na qual todas as palavras são compostas por combinações de 1 e 0. Foi inventado por Gottfried Leibniz em 1679.


Placa de Petri


A pequena placa usada por médicos e cientistas para a cultura de células foi inventado no final do séc. XVII pelo bacteriologista alemão Julius Richard Petri. É considerada uma das ferramentas mais importantes em um laboratório bacteriológico.


Materiais de Escritório


Os alemães não apenas inventaram o furador de papel e o fichário (ambos criados por Friedrich Soennecken, no séc. XVIII), como a cola em bastão (companhia Henkel,1969), e a fita adesiva (Biesdorf AG/Oscar Troplowitz, 1901).


Acordeão, Gaita e Clarinete


A Alemanha tem uma rica história musical, e é o lugar de origem do acordeão, da gaita (ambos inventados por Christian Friedrich Ludwig Buschmann), e do clarinete (criado por Johann Christoph Denner). Também foi um alemão (Emil Berliner) o responsável pelos discos fonográficos.


Permanente


Provavelmente nunca imaginaríamos que a “permanente” (método de enrolar o cabelo) tem história. Todavia, o método usado (e os produtos químicos) foi desenvolvido por Charles Nessler, conhecido como o “cientista capilar “ em 1905 .


Aspirina


Praticamente todo mundo já tomou esta pequena pílula branca, pelo menos uma vez ou outra para curar dor de cabeça ou febre baixa. Temos que agradecer aos cientistas da Bayer por criarem em 1897 uma versão sintética e fácil de digerir a salicina, para curar a “dor de cabeça do mundo”.


Carro, Moto e Caminhão


O primeiro carro foi inventado por Karl Benz em 1885, a primeira moto por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach ainda no mesmo ano, e o primeiro caminhão em 1896 por Gottlieb Daimler. Não se admira que a cultura alemã seja tão apegada à indústria automobilística, já que esta é praticamente seu “bebê”. Além disso, o Zeppelin (dirigível) também foi inventado pelo alemão Feridinand von – é claro – Zeppelin.


O Coelho da Páscoa


Graças à comercialização de sua imagem, o coelhinho que leva doces para as crianças na Páscoa Cristã se difundiu pelo mundo. Mas esta tradição teve origem na Alemanha, onde foi citada pela primeira vez na obra “De ovis paschalibus (História de Ovos de Pascoa)” de Georg Franck von Franckenai’s, em 1682. Todavia, a imagem do coelhinho já era usada durante as festas de páscoa em diferentes versões religiosas por milhares de anos.


Cocaína


De todos os itens mencionados na lista, a cocaína provavelmente seja a mais surpreendente. Os nativos da América Latina já vinham mastigando folha de coca há anos, mas foi apenas em 1885 que a alcaloide da cocaína foi isolada pelo químico alemão Friedrich Gaecke. Ela era usada originalmente como anestésico e anestesia, embora hoje em dia seu uso médico seja limitado.

SXC
SXC