A Alemanha é um país convidativo em todas as épocas, mas dezembro oferece um atrativo especial para os visitantes: as guloseimas. A começar pelos tradicionais mercados de Natal, onde é possível encontrar pães de mel, amêndoas caramelizadas, chocolates com recheio de marzipã e outros quitutes.
Assar bolachinhas de manteiga – as famosas Weihnachtskekse (bolachas de Natal) – para consumo próprio e para presentear os amigos e familiares é uma prática comum. As crianças participam do processo, usando forminhas para dar vida às bolachas que serão consumidas durante todo o inverno.
Há também pratos repletos de simbolismo, como o Stollen, um bolo de passas, manteiga e marzipã que representa uma criança envolta em um lençol, como o Menino Jesus; e outros que lembram a ceia brasileira, como o ganso recheado, que substitui o nosso tradicional peru na noite de Natal.
A bebida natalina mais tradicional é o Glühwein – uma espécie de vinho quente que leva, também, cravo da índia, canela, casca de laranja ou limão e açúcar. Há também o ponche de Eierlikör – licor de ovos quente.
E no país do Gummibärchen (balinhas de goma) e do chocolate Milka há também espaço para uma sobremesa diferente: a maçã assada, recheada com marzipã, uvas passas, mel e avelã.
Para entrar no clima, por que não experimenta fazer bolachinhas de canela e amêndoas? Confira a receita:
Zimtsterne (estrelas de canela)
Ingredientes
4 claras
250 gramas de açúcar de confeiteiro
400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas
2 colheres de chá de canela em pó
Açúcar cristal
Modo de Preparo
Bater as claras em neve bem firme e juntar o açúcar de confeiteiro. Retirar quatro colheres de sopa da mistura e reservar. Ao restante, acrescentar as nozes e a canela, sovando bem.
Fazer uma base de açúcar cristal em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo (1/2 cm). Moldar as estrelas e deixá-las secar sobre papel manteiga por cerca de duas horas. Cobrir com a mistura reservada. Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 20 minutos.