Dezembro é tempo de gostosuras na Alemanha

A Alemanha é um país convidativo em todas as épocas, mas dezembro oferece um atrativo especial para os visitantes: as guloseimas. A começar pelos tradicionais mercados de Natal, onde é possível encontrar pães de mel, amêndoas caramelizadas, chocolates com recheio de marzipã e outros quitutes.


Assar bolachinhas de manteiga – as famosas Weihnachtskekse (bolachas de Natal) – para consumo próprio e para presentear os amigos e familiares é uma prática comum. As crianças participam do processo, usando forminhas para dar vida às bolachas que serão consumidas durante todo o inverno.


Há também pratos repletos de simbolismo, como o Stollen, um bolo de passas, manteiga e marzipã que representa uma criança envolta em um lençol, como o Menino Jesus; e outros que lembram a ceia brasileira, como o ganso recheado, que substitui o nosso tradicional peru na noite de Natal.


A bebida natalina mais tradicional é o Glühwein – uma espécie de vinho quente que leva, também, cravo da índia, canela, casca de laranja ou limão e açúcar. Há também o ponche de Eierlikör – licor de ovos quente.


E no país do Gummibärchen (balinhas de goma) e do chocolate Milka há também espaço para uma sobremesa diferente: a maçã assada, recheada com marzipã, uvas passas, mel e avelã.


Para entrar no clima, por que não experimenta fazer bolachinhas de canela e amêndoas? Confira a receita:


Zimtsterne (estrelas de canela)


Ingredientes


4 claras


250 gramas de açúcar de confeiteiro


400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas


2 colheres de chá de canela em pó


Açúcar cristal


Modo de Preparo


Bater as claras em neve bem firme e juntar o açúcar de confeiteiro. Retirar quatro colheres de sopa da mistura e reservar. Ao restante, acrescentar as nozes e a canela, sovando bem.


Fazer uma base de açúcar cristal em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo (1/2 cm). Moldar as estrelas e deixá-las secar sobre papel manteiga por cerca de duas horas. Cobrir com a mistura reservada. Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 20 minutos.


 

SXC
SXC