Dicionário online lança 218 combinações de idiomas

Em 2009, a empresa alemã Linguee (Colônia) lançou a primeira ferramenta online de tradução em alemão e inglês. Desde então, a plataforma de busca tem se expandido cada vez mais: mais de 1 milhão de pessoas utilizam diariamente o Linguee para a tradução de palavras e expressões. Segundo a IVW (Associação alemã de avaliação dos meios de comunicação e publicidade), a ferramenta está entre as 20 páginas mais acessadas da Alemanha.

Segundo a companhia, a intenção é repetir esse sucesso em âmbito internacional. Para isso, foram adicionados nos últimos anos os principais idiomas europeus como o espanhol, o francês e o português e, mais recentemente, outras línguas como o russo, o japonês e o chinês (mandarim). Atualmente, a ferramenta dispõe de 218 novas combinações de idiomas, incluindo as línguas oficiais da União Europeia (EU).

“A internacionalização foi nosso principal objetivo nos últimos anos. Com um total de 234 combinações, nós podemos oferecer o Linguee para o mundo todo”, afirma Gereon Frahling, fundador e CEO da empresa.

Para os falantes nativos de língua alemã, é possível hoje procurar traduções em búlgaro, dinamarquês, inglês, estoniano, francês, grego, italiano, letão, lituano, maltês, holandês, polonês, português, romeno, sueco, eslovaco, esloveno, espanhol, tcheco e húngaro.

Além de muitos estudantes e usuários que utilizam a plataforma na tradução de textos em inglês, os próprios tradutores a consultam como uma forma de obter ideias para suas próprias traduções. Mesmo para frases curtas como “grande desafio” ou “sequência temporal” são encontradas formulações adequadas na língua-alvo e é possível se orientar pela tradução de outros profissionais, o que não é possível com os dicionários online tradicionais.

“Nossos usuários alemães muitas vezes perguntam se nós podemos oferecer o Linguee em outras combinações de idiomas. Finalmente estamos prontas para atender até mesmo aos desejos mais incomuns”, comenta o fundador.

Para acessar o Lingue, clique aqui.

SXC
SXC