Diretor de cinema alemão revive infância em SP


No filme Uma janela para o verão, apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a protagonista é transportada de volta para o seu passado de forma inexplicável. O diretor do longa, Hendrik Handloegten, por sua vez, revisitou voluntariamente o período escolar em que viveu em São Paulo, entre 1974 e 1978, nesta semana. Nascido na Alemanha e filho de diplomata, Handloegten estudou no Colégio Visconde de Porto Seguro dos cinco aos nove anos de idade.

Acompanhado por uma equipe de gravação do programa Kino, da emissora pública alemã Deutsche Welle, Hendrik percorreu todas as instalações do colégio, onde estudou do jardim de infância à 3ª série do Ensino Fundamental – e se emocionou ao descobrir que o boletim de 1976 e fotos das antigas turmas ainda estavam no arquivo do Centro de Memória da instituição.

“Aprendi a ler aqui”, disse, ao reconhecer o prédio da Educação Infantil. Apesar de ressaltar ter esquecido muito da língua portuguesa, fez questão de usá-la novamente ao pedir dois uniformes na papelaria: “Eu gostaria de duas camisetas para minhas meninas de 10 e 13 anos”, solicitou educadamente em bom português. Ainda sobre as memórias de sua estada no Brasil, declarou: “Lembro-me vagamente das ruas onde passei a infância, mas guardo boas recordações do Morumbi, onde fica o Colégio Visconde de Porto Seguro”.



Hendrik Handloegten formou-se na Escola de Cinema de Berlim com seu primeiro longa-metragem, “Paul is Dead” (2000). Em seguida, filmou o drama “Learning to Lie” (2003). Dirigiu telefilmes e foi corroteirista de “Amor em Pensamentos” (2004) e “Adeus, Lênin!” (2003). “Uma Janela Para o Verão” é seu terceiro longa-metragem, e fez parte da programação do Panorama Alemão da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Colégio Visconde de Porto Seguro
Colégio Visconde de Porto Seguro