Empresas alemãs desfrutam de reconhecimento nos BRIC


A maioria dos consumidores urbanos no Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) conhecem e apreciam produtos de origem alemã, revelou uma pesquisa representativa realizada pela consultoria de negócios globeone.



Segundo os resultados da análise, 72% dos entrevistados souberam nomear espontaneamente uma ou mais empresas alemãs. Entre elas, destacam-se as fabricantes automotivas BMW, Mercedes Benz, Volkswagen e Audi como as mais conhecidas. Além de automóveis, eletrodomésticos (43%), maquinário (40%) e fármacos (31%) de origem alemã também são famosos entre os consumidores no BRIC.



No quesito preferência, produtos 'Made in Germany' também lideram: em média, 66% dos entrevistados afirmaram "gostar muito" ou "gostar" das marcas alemãs, em detrimento das japonesas, americanas, francesas e chinesas. Na comparação, consumidores russos (89%), seguido pelos brasileiros (81%), são os maiores apreciadores da tecnologia e produtos alemães.



Apesar da imagem positiva e da preferência popular por marcas alemãs, muitas categorias são consumidas raramente, mostra o estudo. Esse fato é atribuído a preços relativamente caros e, em muitos casos, a um forte enfoque em segmentos “premium” apenas. Consequentemente, estas marcas também encontram barreiras para conquistar maior parcela do mercado.



“Em comparação com marcas globais campeãs, as alemãs agem de forma muito conservadora. O selo Made in Germany deve ser usado mais eficientemente como orientador de preferências e aceitação de preços, principalmente em comunicações”, afirmou Niklas Schaffmeister, presidente global da consultoria responsável pelo estudo.



As empresas alemãs com maior sucesso de vendas nesses países pertencem às indústrias esportiva e de beleza: Adidas (60%), Nivea (51%) e Puma (42%) são as marcas alemãs mais vendidas, enquanto no setor automotivo somente a Volkswagen está entre as top 10.



Ainda segundo a pesquisa, a manufatura alemã é principalmente associada a atributos como "qualidade", "confiança" e "desempenho", mas raramente percebida como inovadora ou emocionante.



No total, mais de 4.000 consumidores das mais importantes cidades dos países do BRIC foram entrevistados durante o primeiro semestre de 2011 sobre seus conhecimentos, preferências e frequência de compra de marcas alemãs.

Divulgação / globeone
Divulgação / globeone