Escritor brasileiro lança livro na Alemanha

brandenburger_tor_-__presse-_und_informationsamt_d_rgbNa medida em que o tempo passa tornam-se cada vez mais raros os depoimentos daqueles que de alguma forma testemunharam o cotidiano da antiga RDA (República Democrática Alemã). Um brasileiro que lá esteve por um período de sete meses no ano de 1988 transformou em livro a sua experiência.

“Reise in die DDR” (Viagem à RDA) é um livro que narra as observações do cotidiano alemão oriental sob o olhar estrangeiro, além de fazer comparações com aspectos históricos e sociais do Brasil. Durante a sua estadia para um estágio técnico na empresa Carl Zeiss e na Universidade Friedrich-Schiller, ambas na cidade de Jena na Turíngia, João de Góes fez diversas anotações sobre o seu dia a dia. 

As situações vividas pelo autor demonstram uma intensa interação com o lugar e as pessoas, algo somente possível através da espontaneidade natural do brasileiro. Uma delas, por exemplo, se passa na agência de correios de Jena. Quando se quisesse telefonar para o exterior era necessário dar os dados em um guichê e esperar ser chamado para se dirigir a uma cabine. Sentado ao lado de um senhor alemão, João de Góes perguntou para onde ele desejava telefonar. “Drüben” (o outro lado) foi a resposta. Após alguns momentos de silêncio foi a vez dele perguntar: “E você?”. Com a resposta “Brasil” aquele senhor reagiu dizendo: “Brasil?? Ah, o Brasil fica muito mais perto do que drüben. Você vai ver, muuuito mais perto”. A reação daquele senhor é um retrato perfeito – quase uma charge – do momento político vivido entre as duas Alemanhas: ligar para o Brasil era mais fácil do que ligar para “drüben”, como era chamada a Alemanha Ocidental pelos do lado oriental. Desta forma, a obra leva o leitor a uma viagem para o lado socialista do muro de Berlim, colocando-o dentro daquela atmosfera que há quase três décadas não existe mais.

“Reise in die DDR”, escrito no idioma alemão e com todas as imagens feitas na época pelo autor, é uma publicação da editora Lebensreise e pode ser adquirido através da livraria virtual: www.morebooks.de 

Foto: Presse und Informationsamt