A alemã adidas apresentou nesta terça-feira (3) a brazuca, bola oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014, no Parque Lage, no Rio de Janeiro, com uma projeção de luz 3D. O nome da bola foi escolhido após uma votação pública no Brasil em setembro de 2012, envolvendo 1 milhão de fãs de futebol.
Segundo a adidas, a expressão popular “brazuca” significa “brasileiro” e descreve o modo de vida do país. As cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia, e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil.
De acordo com a empresa, a bola passou por um completo processo de testes durante dois anos e meio, envolvendo mais de 600 jogadores e 30 equipes de 10 países espalhados por três continentes, de forma a garantir um bom desempenho em todas as condições. Equipes como o AC Milan, o Bayern de Munique, o Palmeiras e o Fluminense participaram nos testes, e Leo Messi, Iker Casillas, Bastian Schweinsteiger e Zinedine Zidane foram alguns dos jogadores envolvidos no processo.
A tecnologia incorporada e a estrutura da brazuca são as mesmas que foram utilizadas na construção da Tango 12 (Euro da UEFA 2012), da Cafusa (Copa das Confederações da FIFA 2013) e na icônica bola oficial da UEFA Champions League. “No entanto, a bola oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 apresenta uma inovadora estrutura simétrica de seis painéis idênticos, e uma superfície exclusiva que proporciona maior aderência, contato, estabilidade e aerodinâmica em campo”, diz a adidas em comunicado.
Segundo a empresa, a bola também será apresentada nas redes sociais (@brazuca, no Twitter), onde os fãs poderão acompanhar a preparação para o Mundial da FIFA no Brasil e a participação da bola em eventos culturais até entrar em campo, em junho, para o primeiro jogo.
A alemã adidas criou todas as bolas oficiais da Copa do Mundo da FIFA desde 1970 e, recentemente, a parceria como fornecedora de bolas oficiais foi renovada até o ano de 2030.