A adidas – líder global em desempenho esportivo – anunciou seu compromisso de mudar o futuro das jovens atletas de Nova York. Revelando uma pesquisa que mostra que menos de 1 em cada 3 meninas continua praticando esportes depois da escola, a adidas dá início ao programa “Here to Create Change”, que se compromete a derrubar as barreiras que obrigam quase 1,7 milhão de atletas femininas apenas em Nova York a abandonarem o esporte.
Segundo a pesquisa, atualmente as garotas de Nova York estão abandonando o esporte 2,4 vezes mais que a taxa de meninos. A queda é significativa. Durante o ensino médio há apenas uma diferença de 5% entre a porcentagem de atletas masculinos e femininos, que sobe para 13% no ensino médio, com o maior declínio entre as idades de 17 e 18 anos. Aos 19 anos, apenas 29% das meninas (contra 56% dos meninos) praticarão qualquer tipo de esporte.
Quando perguntadas, 28% das garotas – mais de 670.000 potenciais atletas de NYC – disseram que desistiram, pois havia menos oportunidades à medida que envelheciam. No entanto, o aumento da infra-estrutura (24%), coaching (12%) e espaços livres (26%) incentivariam significativamente os criadores esportivos femininos a permanecer no jogo.
Eva Barrett, diretora sênior de marketing global da adidas Specialist Sports, diz: “ Na adidas, acreditamos que, por meio do esporte, temos o poder de mudar vidas. É por isso que temos orgulho de nos associarmos a Billie Jean King no Here To Create Change, que pede às pessoas de Nova York e do mundo inteiro que nos ajudem a encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas meninas no esporte.”
A escolha de Billie Jean King foi uma aposta certeira da empresa para essa parceria. “Como ícone esportivo e pioneira da justiça social, Billie Jean King é uma evidência de que uma mudança positiva dentro e fora da quadra para as mulheres é possível, e celebramos suas realizações com nosso próprio compromisso que todas as aspirantes a atletas podem adotar. Queremos construir um futuro para as mulheres criadoras nos campos e quadras da grande cidade. Mas não podemos fazer isso sozinhos.”
A campanha é lançada como pano de fundo do US Open, uma plataforma global para o poder de mudança positiva no esporte feminino e a localização da luta de Billie Jean King pela igualdade em sua partida crucial há 45 anos.
Billie Jean King diz: “O US Open, graças ao público global que o evento oferece, é o palco perfeito para este programa e mostra o compromisso da adidas com a igualdade e a mudança positiva. Tenho orgulho de colaborar com a adidas no tratamento das barreiras de hoje. Juntos, podemos alcançar mais progresso, igualdade e acesso para todos no tênis e além. “
Foto: Divulgação adidas