Alemanha quer Jogos Olímpicos de 2024 ou 2028


O Comitê Olímpico da Alemanha aprovou no final de novembro, de forma unânime, a apresentação de uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de Verão e Paralímpicos de 2024 ou 2028.


Numa assembleia geral realizada em Dresden, todos os 456 membros votaram a favor de iniciar um processo de candidatura para organizar o maior evento desportivo do mundo. As duas opções são Hamburgo e Berlim.


Uma assembleia extraordinária, em 21 de março de 2015, optará por uma das duas cidades. A candidatura precisa ser apresentada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) até o final de 2015.


“Estamos convencidos de que se trata de uma grande chance para a cidade escolhida, de uma grande chance para o esporte como um todo, e de que o projeto olímpico pode e vai ser bom para o nosso país”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico da Alemanha, Alfons Hörmann. “Com Berlim e Hamburgo, temos duas excelentes candidaturas.”


Hörmann não vê como desvantagem para a Alemanha as recentes pesquisas de opinião que mostram uma baixa aceitação dos Jogos entre os moradores das duas cidades. Em Hamburgo, apenas 53% são a favor da realização do evento na cidade. Em Berlim, 48% são a favor e 49% são contra. “Temos de defender o produto e convencer os cidadãos”, afirmou.


Recentemente, a população de Munique rejeitou uma candidatura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.


Até o momento, nenhuma candidatura para 2024 foi apresentada ao COI, mas são esperadas inscrições de uma grande cidade dos EUA (Los Angeles, São Francisco, Washington ou Boston), de Istambul, de Doha, de Paris e de Roma. A decisão sobre a cidade que acolherá as olimpíadas de 2024 será anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional em 2017.


A última vez que a Alemanha organizou os Jogos Olímpicos foi em 1972, em Munique, evento que ficaria negativamente marcado pelo assassinato de 11 atletas israelitas por um grupo terrorista palestino.


 


Com informações Sapo e DW

picture-alliance/dpa
picture-alliance/dpa