Alemão é eleito novo presidente do COI

O advogado e ex-campeão de esgrima alemão Thomas Bach foi escolhido nesta terça-feira (10), o novo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), durante evento da entidade em Buenos Aires. Bach, de 59 anos, ocupa a vice-presidência do COI há 13 anos, é presidente do Comitê Olímpico Alemão, e foi campeão de esgrima nas Olimpíadas de Montreal em 1976.

O ex-atleta derrotou os candidatos de Porto Rico, Cingapura, Ucrânia, Suíça e China. Em seu discurso, afirmou que quer liderar o COI de acordo com seu lema “unidade na diversidade”: “Eu quero ser um presidente para todos vocês. Isso significa que eu farei meu melhor para equilibrar todos os diferentes interesses dos stakeholders do Movimento Olímpico. Quero ouvir vocês e entrar em um diálogo permanente com todos vocês”.

Bach sucederá o belga Jacques Rogge, que deixa a presidência do COI após 12 anos à frente da entidade. O primeiro grande desafio do alemão, eleito para um mandato de oito anos, serão as Olimpíadas do Rio de 2016. No último sábado, durante o mesmo evento em Buenos Aires, o COI escolheu Tóquio para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2020 (as outras duas cidades finalistas eram Madri e Istambul).

Divulgação Comitê Olímpico Internacional
Divulgação Comitê Olímpico Internacional